Características

Cortiça, um produto natural incrível

A casca do sobreiro tem uma estrutura alveolar única, composta por células minúsculas preenchidas inteiramente com ar. As propriedades da cortiça derivam naturalmente da estrutura e composição química das membranas celulares, resistentes e flexíveis, à prova de água e herméticas. Cada centímetro cúbico de cortiça contém entre 30 e 40 milhões de células.
Algumas das características mais exclusivas e úteis da cortiça são:

Leveza:
Cerca de 80% do volume da cortiça é composto por matéria gasosa, o que faz da cortiça um material extremamente leve e flutuante.

Elasticidade e Resiliência:
As membranas celulares são muito flexíveis, o que torna a cortiça não só compressível como elástica. Estas características, aliadas a outras qualidades, explicam em grande parte como é que a cortiça se tornou insubstituível para o fabrico de rolhas.
Quando a cortiça é submetida a fortes pressões, o gás presente nas células é comprimido e reduz consideravelmente o volume, para o voltar a recuperar quando fica livre de pressão.

Impermeabilidade:
A presença da suberina (uma mistura complexa de ácidos gordos e álcool orgânico pesado) torna a cortiça impermeável a líquidos e pouco permeável a gases. Como consequência, não apodrece e pode, portanto, ser considerada como um dos melhores vedantes existentes no mercado.

Isolamento:
De todas as substâncias naturais, a cortiça é das que têm mais capacidades de isolamento, térmico e acústico. Tal deve-se ao facto de os elementos gasosos estarem isolados em pequenos compartimentos impermeáveis, separados uns dos outros através de um material resistente à humidade.

Retardador de fogo:
A cortiça é um retardador natural de calor uma vez que não faz chama e não liberta gases tóxicos durante a combustão.

Durabilidade:
A cortiça é também incrivelmente resistente ao desgaste e tem um alto coeficiente de fricção. Graças à sua estrutura alveolar, é menos afetada pelo impacto e fricção do que os revestimentos rígidos.

Hipoalergénico:
A cortiça não absorve pó e consequentemente não provoca alergias nem representa um risco para asmáticos.

Biodegradável, reciclável e renovável:
A cortiça é uma matéria-prima natural 100% biodegradável, reciclável e renovável.